Street Dance
Trabalho realizado por:
João Carvalho nº10
11ºK
Índice
Introdução
O Street Dance, na forma como é conhecido hoje, nasceu de movimentos urbanos no início da década de 70, nos guetos de Nova York. Esses movimentos englobavam muito mais do que dança; eles se expressam através de diferentes manifestações artísticas de música, dança, poesia e pintura. Tal fato acarretou a formação de uma nova cultura associada à identidade dos negros, que ficou mundialmente conhecida como Hip Hop. Por ser muito eclético, o Street Dance combina com vários outros estilos. Movimentos de jazz ou da capoeira, por exemplo, podem ser adaptados e enquadrados dentro dos parâmetros do Hip Hop. Ele utiliza uma linguagem corporal que mescla mímica e acrobacia e seus movimentos incluem giros de corpo e com a cabeça no chão, saltos, chutes, balanço para as laterais do tronco e nos ombros. Valorizam-se as expressões do corpo, mas as faciais são fundamentais para compor uma boa sequência coreográfica.
Neste trabalho vou falar sobre a história, os benefícios que este estilo de dança tem, os seus estilos e o que é o street dance na nossa sociedade.
Street Dance
O Street é uma dança eminentemente negra, de origem americana, cuja difusão se deu primeiramente nas ruas de cidades grandes, onde, actualmente, estão situados os maiores focos do RAP (Rythm And Poetry), género de música bastante conhecido atualmente. As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise económica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. No decorrer da sua difusão, houve a criação de diversos estilos da dança, como o Break, o Hip Hop, o Funk, o Soul e outros mais. Cada um possui características específicas, como ritmo e passos específicos. Em 1967, o cantor James Brown lançou essa dança através do Funk.
O Break,