STRATHERN Brunno
686 palavras
3 páginas
STRATHERN, P. – Crick, Watson e o DNA em 90 minutos. 2 ed. Zahar, 2001 – Rio de JaneiroResumo da Obra: O livro Crick, Watson e o DNA em 90 minutos fala sobre uma descoberta que revolucionou a ciência: o DNA. Crick, Watson em 25 de abril de 1953, apresentou ao mundo a molécula de DNA em forma de dupla hélice. Estes dois cientistas conseguiram tal feito graças a determinação, criatividade, curiosidade e questionamentos. Em função de questionamentos sobre o trabalho de outros cientistas já renomados, como por exemplo Linus Pauling, Crick e Watson descobriram falhas nas teorias que visavam esclarecer a estrutura do DNA vencendo desse modo a corrida para montar o quebra-cabeça que era o DNA. O livro mostra numa linguagem bem simples, todo trabalho nos laboratórios, as disputas entre cientistas e os caminhos que levou a tal revolucionária descoberta que abriu caminhos para o futuro sequenciamento do DNA.
Capitulo I – O CAMINHO DO DNA: UMA HISTÓRIA DA GENÉTICA
“A idéia da evolução começou a circular. Um dos primeiros a desenvolvê-la foi o filósofo-poetacientista do século XVIII Erasmus Darwin (avô do famoso Charles). Erasmus Darwin estava convencido de que as espécies eram passíveis de mudança.” (p. 7)
Desde a década de 1870, o biólogo alemão Oskar Hertwig havia feito uma importante descoberta enquanto estudava ouriços-do-mar sob o recém-desenvolvido microscópio iluminado. Durante a fertilização, o esperma penetrava o óvulo, e os núcleos do esperma se fundiam com os do óvulo. A importância da cromatina (cromossomos) nesse processo evidenciou-se rapidamente quando o embriologista belga Edouard van Beneden começou a estudar um verme nematóide intestinal encontrado em cavalos, chamado Ascaris megalocephala. Esse parasita de cabeça grande tinha poucos e grandes cromossomos, o que facilitava a observação. Beneden descobriu que tanto o óvulo quanto o esperma forneciam o mesmo número de cromossomos no processo de fertilização. Descobriu também que há um número constante de