Aula De Anatomia Dia 30
As veias assim como as artérias fazem uma rica rede anastomótica, as três principais veias do pescoço são as veias: jugular interna, jugular externa e jugular anterior ou jugulares anteriores. Normalmente nós temos de uma a duas jugulares anteriores, às vezes até três, e essas três jugulares são responsáveis pelas principais drenagens venosas do pescoço. Com exceção da veia jugular interna as veias do pescoço não tem válvulas, isso é uma característica do pescoço. Também tem as veias subclávias.
Fatores que facilitam a drenagem venosa: PRESSÃO ATMOSFERICA (não precisa as veias ter válvas), aspiração torácica (durante a mecânica respiratória) e uma ação do musculo platisma (funciona como uma bomba contrátil propulsora).
VEIAS SUPERFICIAIS DO PESCOÇO: Veias jugulares externas e as veias jugulares anteriores.
Veias jugulares Anteriores- são geralmente duas, estão situadas na região anterior do pescoço, são unidas na porção mais inferior pela presença de um arco venoso jugular, que liga uma veia jugular anterior à outra e essas veias desembocam a cada lado nas veias jugulares externas. Então essas veias jugulares anteriores são formadas na região submentual do pescoço através das veias submentuais, e são responsáveis pela drenagem da região anterior do pescoço (veias jugulares anteriores).
A veia jugular externa é uma veia também importante e tem um trajeto que passa cruzando o músculo esternocleidomastóideo, essa veia é formada pela veia retromandibular e pela veia auricular posterior, a junção dessas duas veias dão origem a veia jugular externa. A veia retromandibular é formada pro um complexo de veias na fossa infratemporal (plexo venoso pterigóide). O plexo venoso pterigoide é formado por veias que drenam a membrana timpânica, a cavidade nasal, a cavidade oral, os dentes e músculos da mastigação (dão origem ao plexo venoso pterigóide), e na região parietal tem a veia parietal e na região frontal tem a veia frontal, a junção das veias