Stella Ada Fund
1) Como se deu a origem do curso de fisioterapia no Brasil?
A prática da Fisioterapia no Brasil iniciou-se no começo deste século, em 1919, quando foi fundado o Departamento de Eletricidade Médica pelo Professor Raphael de Barros da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
2) Quais eram as disciplinas aplicadas no curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional e qual era o aspecto, mais importante, a ser tratado na época?
Fundamentos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; Ética e História da Reabilitação; Administração aplicada; Fisioterapia Geral; Fisioterapia Aplicada; Terapia Ocupacional Geral, compreendendo a disciplina de: atividades terapêuticas e trabalhos manuais; Terapia Ocupacional Aplicada. O aspecto a ser tratado mais importante da época era a reabilitação.
3) Quais foram as mudanças representativas que ocorreram de acordo com a Resolução nº4 de 28 de fevereiro de 1983?
Fixava o currículo mínimo e a duração dos Cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional em no mínimo 4 anos e no máximo 8. Exigia que os Ciclos de Matérias Biológicas e Matérias de Formação Geral tinham que ocupar 20% do tempo. O Ciclo Pré-profissionalizante, 20%, o Ciclo Profissionalizante, 40% ,restando 20% para a prática supervisionada. Este currículo privilegiava aspectos antes esquecido como, por exemplo, as matérias de formação geral que incluem: Sociologia, Antropologia, Psicologia, Saúde Pública, Metodologia de Pesquisa, além de enfatizar os conteúdos específicos da área e os de fundamentação.
4) Explique o Decreto-Lei 938 de 13 de outubro de 1969.
Este decreto representou um marco importante para a Fisioterapia. O Art.2º define que os fisioterapeutas diplomados por escolas e cursos reconhecidos são profissionais de nível superior e o Art.3º define como sendo atividade privativa do fisioterapeuta executar métodos e técnicas fisioterápicas com a finalidade de restaurar,