Steel Frame
1.1 Considerações Iniciais
O Light Steel Framing faz parte do Sistema CES - Construção Energitérmica Sustentável. É um sistema construtivo industrializado e racional. Este sistema é amplamente utilizado em países como EUA, Japão, Canadá, Argentina, Chile e continente Europeu, e no Brasil aos poucos vai sendo utilizado, devido às diversas vantagens que oferece.
O sistema construtivo Steel Frame, já é bem conhecido quando se trata de ambientes interiores como residências, escritórios, industrias, repartições públicas, entre outros, que neste caso, é conhecido como drywall. Atualmente está sendo preciso aliar prazo, qualidade e custo e o steel frame é uma boa forma disto. Sua construção é realizada por concreto armado, um dos mais convencionais utilizados atualmente.
A palavra steel indica a matéria prima usada na estrutura, o aço. A inclusão de light (em português, 'leve') indica que os elementos em aço são de baixo peso, uma vez que são produzidos a partir de chapa de aço com espessura reduzida. O termo light também lembra que não é necessário utilizar equipamentos e maquinaria pesada na construção. Além disso, o próprio peso do edifício é baixo, não só porque a sua estrutura é leve, mas também por que o steel frame é especialmente destinado a edifícios de pouca altur a.
O Steel Frame é um sistema construtivo estruturado em perfis de aço galvanizado formado a frio, projetados para suportar às cargas da edificação e trabalhar em conjunto com outros subsistemas industrializados, de forma a garantir os requisitos de funcionamento da edificação. São estruturas que não utilizam tijolo ou cimento, sendo que o concreto é apenas empregue nas fundações.
É um sistema construtivo aberto, que permite a utilização de diversos materiais. Sendo flexível, não apresenta grandes restrições aos projetos. Em casos de altura superior, pode-se empregar outro tipo de estrutura metálica, usando o ferro. É permitido total controle dos gastos já na fase de