Steel frame
O Steel frame é constituido por um conjunto de estrutura metálica feita em aço galvanizado extremamente leve com fechamento em chapas internas e externas que resulta em um conjunto com baixo peso e ao mesmo tempo resistente capaz de suportar grandes esforços.
Este moderno processo industrial de origem norte-americana envolve um sistema com rigoroso cronograma de montagem e mão-de-obra especializada. Por sua versatilidade, permite variações na arquitetura, a escolha da cobertura, utilização de diferentes acabamentos externos e a inclusão de opcionais como ar condicionado central ou spleet, automação dos controles, entre outros.
Este sistema construtivo é utilizado em larga escala em países como EUA, Nova Zelândia, China, Países árabes e na América do Sul e Chile onde após o terremoto todas as unidades construídas neste sistema não colapsaram.
Indicado para obras residenciais, comerciais ou galpões com até quatro pavimentos, este sistema permite adequar o projeto para situações como isolamento térmico ou acústico, equilíbrio de umidade no ambiente, evitando o conhecido problema de umidade ascendente nas paredes.
A construção se inicia com fundações tipo radier. Em seguida, a estrutura é montada rapidamente através de painéis fechados com dry wall. E com a cobertura imediata, é possível a rápida conclusão da obra. Sustentabilidade e respeito ao meio ambiente fazem parte ainda deste processo, onde os materiais são recicláveis, com baixo índice de resíduos.
1. Etapas da construção:
1.1 Projeto:
Como a construção em steel frame é muito rápida os projetos arquitetônicos e de instalações devem estar prontos antes do inicio da obra, pois existe a necessidade de que todos os materiais sejam comprados de acordo com o cronograma da obra que é muito preciso.
Existem empresas que já executam o pacote de projetos para este sistema construtivo, indicando todos os materiais de acordo