Staphylococcus Aureus
Ana Flávia Santos da Cunha, Fernanda Talita Alves Cruz, Janaina Freitas Freire, Paulo Sérgio Neves dos Santos, Quézia Cristina dos Santos, e Vanile Velames dos Santos.
Resumo
Desde os primórdios da humanidade, os microrganismos têm mostrado um grande risco à saúde devido a sua alta capacidade de adaptação, proliferação e dispersão no ambiente causando as mais diversas doenças, tanto em animais como em plantas; as bactérias, por exemplo, apresentam-se como seres unicelulares capazes de uma rápida multiplicação quando encontram o ambiente adequado ao seu desenvolvimento. O Staphylococcus aureus é um dos gêneros que apresentam maior patogenicidade. Os seres humanos apresentam esta bactéria em sua microbiota, em geral, próximo ao ânus e em regiões úmidas como axilas e as mucosas. Por ser anaeróbico facultativo, essa bactéria pode crescer tanto na presença como na ausência de oxigênio, também é capaz de se multiplicar em grandes quantidades de sal (p. ex., 10% de cloreto de sódio) e em temperaturas que variam de 18ºC a 40ºC. O Staphylococcus aureus, frequentemente esta associado as infecções humanas. Os casos de contágio por S. aureus, tornam-se mais comuns e drasticamente mais graves em crianças recém nascidas e hospedeiros hostpitalizados ou que já estejam debilitados por alguma doença, como diabetes ou câncer.
Palavras-chave:Staphylococcus aureus; Infecção; Microbiota; Análise.
Abstract
Since the dawn of humanity, the microorganisms have shown a great health risk due to their high adaptability, proliferation and dispersal in the environment causing various diseases in both animals and plants. Bacteria, for example, present as single cells capable of rapid proliferation when they find the appropriate environment for its own development. Staphylococcus aureus is the genre that shows greater pathogenicity. Humans have this bacterium in their microbiota generally near the anus and in damp areas such as