sssssaaaaaaaa
698 palavras
3 páginas
Um WMS é um sistema de gestão de armazém, que otimiza todas as atividades operacionais (Fluxo de Materiais) e administrativas (Fluxo de Informação) dentro do processo de armazenagem, incluindo recebimento, inspeção, endereçamento, estocagem, separação, embalagem, carregamento, expedição, emissão de documentos, inventários, entre outras. Embora seja importante saber o que é um WMS, importante também é saber que existem diversos sistemas no mercado que se passem por WMS mas não o são. Exemplo disso são os WCS (Warehouse Control Systems) – Sistema de Controle De Armazenagem, que fazem a localização e o controle de estoque.
O verdadeiro WMS, além de desenvolver as funções apresentadas acimas, tem capacidades gerenciais, que devem ser cuidadosamente analisadas.
Um WMS, pode otimizar o negócio da empresa em duas grandes categorias: Redução de custos e Melhoria do serviço ao Cliente.
A redução de custo se deve ao fato da melhoria da eficácia de todos os recursos operacionais, tais como: Equipamentos, mão-de-obra, entre outros. Já a melhoria do serviço ao cliente se deve ao fato de minimizarmos os erros e falhas de separação e entrega, bem como da agilização de todo o processo de atendimento ao cliente, combinando a melhoria do fluxo de materiais com a melhoria do Fluxo de Informação.
Nos sistemas WMS o nivél de serviço ao cliente é o primeiro foco de melhoria, mantendo uma acuracidade de informações muito alta e minimizando os erros, operacionais, evitando-se inclusive atividades de conferência e controles operacionais manuais. Isto acontece, devido a auto-verificação que faz parte do sistema WMS. Todas as atividades são executadas em tempo real e são confirmadas pelo WMS. Todas as atividades são controladas pelo WMS ao invés de serem feitas pelo operador. Este método assegura um melhor nivél de serviço.
O WMS também contribui para redução do LEAD TIME na Cadeia d Abastecimento visto que o mesmo elimina a ´papelada através da sua integração com EDI, possibilitando