Ssfsf
LOAMIR DA SILVA VIANA
PRÉ-MODERNISMO: PRINCIPAIS CARACTERISTICAS E AUTORES
BOA VISTA/RR
2013
No inicio do século XX, nascia uma literatura que se diferenciava das demais por querer dessa vez, retratar o que era marginalizado pelas anteriores.
O Pré- Modernismo nascia como uma literatura baseada em denuncias sociais, regionalista, de caráter documental e com linguagem conservadora. Esta ultima é tida como a principal diferença entre pré-modernismo e modernismo, pois diferente do modernismo, o pré- modernismo ainda seria preso à linguagem sofisticada do século XIX.
Não era visto como uma escola literária por não apresentar um único foco ou interesse, e sim, múltiplos. Praticamente tudo na época poderia servir de obra para os pré-modernistas. O objetivo em comum seria o de mostrar um Brasil que não se conhecia, tipos que antes eram deixados de lado por antigos autores.
O desejo por mostrar a realidade nua e crua brasileira, movia grandes autores como Euclides Da Cunha, que ao invés de apenas cobrir um fato solicitado por um jornal, tentaria entender e explicar os motivos que levaram a guerra dos canudos baseado em teorias como a do Determinismo. Sua obra se tornaria uma das maiores denuncia da época, e o que fez a mesma entrar no campo da Literatura, foi justamente sua linguagem com elementos do barroco.
Outro autor que se destacaria nessa fase que antecede o modernismo, foi Lima Barreto, que por sua vez, fazia do subúrbio carioca sua obra de artes com critica e denuncia social em virtude dos que eram esquecidos até então. Lima Barreto, se diferenciava por utilizar uma linguagem coloquial e despojada, que também serviria como critica a linguagem padrão da época, com isso, acabou sendo mal compreendido pela critica da época. Certamente, sua maior obra foi Policarpo Quaresma, aonde sua critica profunda a um nacionalismo e ufanista seria eternizada. O que se pode perceber de mais comum