ssdfcsd

442 palavras 2 páginas
A proposta curricular define-se como projeção do projeto pedagógico, ou seja, o currículo é um desdobramento necessário do projeto pedagógico. A proposta curricular é a orientação prática da ação de acordo com um plano mais amplo, é um nível do planejamento entre o projeto pedagógico, e a ação prática.
O termo currículo possui vários sentidos. Etimologicamente, significa “ato de correr, percurso” ( do verbo latino currere = correr). Quando elaboramos um curriculum vitae, apresentamos nossa “carreira da vida”, nosso “percurso de vida”.

Níveis de currículo: currículo formal, currículo real, currículo oculto
O Currículo Formal refere-se ao currículo estabelecido pelos sistemas de ensino. É expresso em diretrizes curriculares, objetivos e conteúdos das áreas ou disciplinas de estudo. Esse currículo traz prescrito institucionalmente os conjuntos de diretrizes estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. O Currículo Real é aquele que acontece a cada dia dentro da sala de aula com professores e alunos, em decorrência de um projeto pedagógico e dos planos de ensino. O Currículo Oculto é o termo usado para denominar as influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores. Ele representa tudo o que os alunos aprendem diariamente em meio às várias práticas, atitudes, comportamentos, gestos e percepções que vigoram no meio social e escolar. O Currículo está oculto por que não aparece no planejamento do professor.

Concepções de organização curricular

Currículo Tradicional
O currículo tradicional é o mais utilizado e suas características mais visíveis são conhecidas: organização do conhecimento por disciplinas compartimentalizadas, caráter livresco e verbalista, ensino meramente transmissivo, centrado no professor e na matéria, escola como responsável pelo ajustamento social dos alunos sem preocupação com uma visão crítica da sociedade.
O currículo é reduzido a um conjunto de disciplinas e de conteúdos a serem

Relacionados