SR. Lutero
Aos meus avós e tios, em especial, ao tio Rômulo pelo carinho e apoio.
DEDICOAGRADECIMENTOS
À Universidade Federal de Lavras (UFLA) e ao Departamento de Ciências da
Computação pela oportunidade da formação superior que sempre sonhei.
Aos professores do Departamento de Ciências da Computação, pelos ensinamentos e conselhos durante minha trajetória acadêmica.
Ao professor Dr. Paulo Henrique de Souza Bermejo, pela orientação, paciência e conselhos que foram de grande valia para a realização deste trabalho e crescimento profissional. Aos amigos Stephania, Flávio e Marcelo, pelos conselhos e correções durante a realização deste trabalho.
Aos membros da banca examinadora.RESUMO
No âmbito da segurança da informação, a continuidade do negócio em instituições públicas é fundamental para a manutenção de serviços essenciais à população, conferindo eficiência e credibilidade de empresas públicas perante os cidadãos. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um instrumento de avaliação de planos de continuidade de negócio (PCNs) de instituições públicas e aplicá-lo, de modo a contribuir para o constante aprimoramento e eficiência de PCNs e auxiliar organizações públicas a se adequarem às exigências do governo federal. O instrumento de avaliação do PCN foi desenvolvido com base nas melhores práticas descritas na norma NBR ISO/IEC 27002 e na Norma Complementar 06/IN01/DSIC/GSIPR. Ele é composto de quatro fases, onde a primeira fase tem foco na gestão do plano, a segunda fase tem o objetivo de determinar possíveis cenários onde o plano deva ser colocado em ação, a terceira fase avalia a equipe e as medidas adotadas para o cenário determinado na fase anterior e a quarta fase tem o objetivo de avaliar cada medida de contingencia separadamente. Posteriormente, o instrumento foi aplicado para avaliar o plano do Aeroporto Internacional de Florianópolis a fim de identificar falhas e soluções à luz de normativas vigentes do