Sr. diego
1. Qual era a estratégia da Nike até 1998? Era a mesma estratégia que a empresa pretendia ter de 1998 em diante? A mudança de estratégia significou uma mudança de negócio?
Até 1998 o enfoque da Nike era mais na produção e distribuição de seus produtos, o que acarretou na não diferenciação da marca no mercado consumidor. Como todos os calçados eram parecidos, o cliente comprava sempre os mais barato. A partir de 1998 a empresa passou a investir mais em pesquisa & desenvolvimento, marketing, patrocínio a ONG´s, delegando a produção somente a empresa terceirizadas. E deu mais ênfase a patrocínio de equipes e jogadores de futebol, tendo Ronaldo como primeiro jogador de futebol patrocinado pela empresa. Essa visão estratégia significou uma mudança de negócio significativa, pois a lucratividade aumentou e a empresa passou a vender a marca e não mais o produto, se tornando líder de vendas no segmento.
2. Quais seus objetivos estratégicos?
O objetivo estratégico da Nike é centraliza e planejada na matriz da corporação, no Nike Campus, no Oregon/EUA e é baseada no conceito de valorização de imagem de marca – branding. A Nike vende atitude, não produto. E a atitude propagada pela Nike extravasa o mundo esportivo, passando por todos os setores da empresa: produção, Pesquisa & Desenvolvimento, Responsabilidade Social, Estrutura Física, Marketing.
3. Que forças externas e internas estavam influenciando os planos estratégicos da Nike? Faça uma síntese dos pontos fortes e fracos e das oportunidades e ameaças.
O ponto forte da Nike: Utiliza a agressividade do Marketing para se manter líder de mercado. Comercializando produtos esportivos, mas que não produz uma única peça. Todo o seu processo de produção e distribuição é terceirizado e o foco do seu negócio é o design, a pesquisa e o desenvolvimento de produtos, tecnologia inovadora em seus produtos e marketing.
O ponto fraco da Nike: A pressão do ambiente (cliente, sociedade, países e