SQL Visoes
Views - Visões
SQL - VIEWS
As
visões são tabelas virtuais derivadas das tabelas do banco de dados e são úteis para garantir segurança de acesso ao BD, disponibilização de tabelas que melhor se adéquam às necessidades de uma aplicação e facilidade de acesso aos dados sem ter que formular consultas complexas.
Exemplos:
a) Um funcionário do departamento de vendas não deve ter acesso a todos os dados pessoais de um cliente, somente ao seu código, nome e telefone;
b) Pode ser interessante vincular os dados de um cliente aos dados de suas vendas;
SQL - VIEWS
Uma
visão é qualquer relação que não faz parte do modelo lógico do banco de dados, mas que é visível ao usuário, como uma relação virtual.
Quando uma visão é definida, o sistema de banco de dados armazena sua definição ao invés do resultado da expressão SQL que a definiu. Sempre que a relação visão é usada, ela é sobreposta pela expressão da consulta armazenada, de maneira que, sempre que a consulta for solicitada, a relação visão será recomputada.
SQL - VIEWS
Uma
view é implementada encapsulando uma instrução
SELECT, guarda os dados em uma tabela virtual.
Por este motivo, pode ser mais rápido ter uma consulta armazenada em forma de view, em vez de ter que retrabalhar uma instrução.
As
views nos possibilitam mais que simplesmente visualizar dados. Elas podem ser implementadas também com algumas aplicações de restrições:
◦ Restrições usuários X dados
SQL - VIEWS
A
criação de visões em SQL obedece a seguinte sintaxe:
create view <nome_visão>
(campos que serão exibidos)
As <expressão_consulta>
OBS:
a visão criada não é executada, e sim, armazenada no catálogo. Porém, para o usuário é como se tivesse uma visão
<nome_visão> armazenada no BD.
SQL - VIEWS
Para
remover uma visão, usa-se o comando
drop view <nome_visão>
obs:
a visão especificada é eliminada (a definição é removida), porém os dados continuam existindo, já que a visão é uma tabela virtual.
SQL - VIEWS
create
view