SPRC
1- Atos 2:16.
Contexto: Pedro iniciou seu discurso dizendo: “Mas o que ocorre é que foi dito pelo Profeta [...]”
O profeta era aquele que tinha aliança com Deus e que passava toda a mensagem para o seu povo mostrando claramente aquilo o que Deus queria.
Teologia Bíblica: A mensagem que Pedro queria passar era que palavra dita por Deus por meio de um Profeta do Senhor, deveria ser respeitada, temida, tomada para si como ensino e aplicar em sua vida ética, e que naquele tempo estava se cumprindo uma das maiores profecias ditas em todo tempo.
2- Atos 2:30.
Contexto: Mencionando Davi, Pedro conseguiu a atenção para abrirem-se os olhos da Multidão, a aliança de Deus com Davi era conhecida por todos os Judeus da região, a promessa de um Messias que traria a salvação pela sua descendência, Davi nunca referiu a si mesmo, mas sempre sobre aquele que viria depois dele iria trazer a Redenção.
Teologia Bíblica: Os pensamentos do Senhor são bem maiores que os nossos, aos olhos de Israel Davi iria salvar aquela nação, porém Davi apenas foi um caminho para que depois que os Profetas anunciassem a vinda do verdadeiro Messias, Ele viria.
Davi falou profeticamente sobre um de seus descendentes em seus salmos, o messias prometido a quem Deus ressuscitaria dos mortos. A Salvação vem por quem menos esperamos.
3- Atos 3:23
Contexto: Moisés livrou os israelitas da escravidão no Egito e fundou a nação de Israel. Deus deu a Moisés leis, estruturas religiosas e sociais da nação e autoridade pessoal pala julgar quando essas leis fossem violadas, Nessa passagem Pedro declarou que Jesus era “O” profeta Mencionado por Moisés.
Teologia Bíblica: Cristo é descrito como tendo um ministério comparável ao de Moisés, por ter trazido tanto livramento como juízo.
SERVO.
1- Atos 2.18
Contexto: O servo no Antigo Testamento era a pessoa de serviço, ou se referiam as pessoas humildes relacionadas aos altos oficiais de Corte.
No Novo Testamento a palavra servo era usada