SPIND
3787 palavras
16 páginas
Qualidade total-DEMING
Corrente de clientes. Fazer certo da primeira vez. 14 principios. Inspeção não produz qualidade. Ciclo PDCA
-FEIGENBAUM
Total quality control. Quem define qualidade é o cliente. Qualidade é um problema de todos. Para administrar a qualidade é necessário um sistema. Qualidade depende das pessoas.
-ISHIKAWA
Todos os funcionários e áreas da empresa são responsáveis pela qualidade. Método de resolução de problemas de qualidade. Círculos da qualidade. Círculos da qualidade. Diagrama de Ishikawa.
Introdução
O conceito de qualidade vem ganhando prioridade, nas empresas, desde o final da década de 50 do século XX principalmente a partir de 1990.
Mais do que a busca pela competitividade, aqualidade tornou-se uma luta de sobrevivência para as empresas, e o aparecimento da revolução tecnológica, focada na informação contribuindo e muito para a redescoberta na importância do cliente.Esse novo modelo foi sentida na maneira japonesa de administrar suas empresas, haja vista, o crescimento dos produtos japoneses no mercado, com isto, os demais países começaram a acordar para anecessidade e implementação de mudanças, entendo o cliente de duas formas diferentes, clientes externos (consumidores finais) e clientes internos (funcionários, responsáveis pelo planejamento), assim aestrutura organizacional das empresas passsou ser consideradas em termos horizontais.
Desde então, vários programas de qualidade surgiram pelo mundo todo, tais como o 5 “S”e o CCQ,.
1) Seiri:Senso de utilização:
2) Seiton: Senso de arrumação
3) Seiso: Senso de limpeza
4) Seiretsu : Senso de saúde e higiene
5) Shitsuke: Senso de auto-disciplina: o CCQ (Círculos deControle de Qualidade) por sua vez é baseado no controle estatístico a produção idealizado por Ishikawa (1993).
Capítulo 1: Histórico da Qualidade
Na moderna administração podemos distinguir trêsfases principais: A era da inspeção, a era do controle estatístico e a era da qualidade humanista,