Spiler
Ex.: Revelar que numa determinada história o assassino, surpreendentemente, NÃO é o mordomo; sendo que isto deveria ser uma surpresa para o leitor/espectador/jogador da obra.
O espoliador pode ser perpetrado de modo inconsciente, ao ser comentado por um indivíduo (interlocutor) despercebidamente, numa conversa, dessa forma o espectador (receptor) pode de forma igualmente inadvertida ser exposto ao espoliador, a espoliação também pode contrariamente ser fruto de uma elucubração intencionalmente planejada e perpetrada.
Quando perpetrada intencionalmente, não é incomum que a espoliação além de revelar o enredo seja acompanhada de comentários apreciativos ou depreciativos a respeito da obra.
Os espoliadores são mais comumente procurados por fãs de uma obra após a sua apreciação inicial, muitas vezes servindo nessa perspectiva de obra complementar à original, permitindo a estes estender sua experimentação ligada a obra, ou ainda vivenciá-la de uma perspectiva levemente diferente daquela original de sua primeira apreciação.
Desculpa mas precisava com urgencia desse artigo, futuramente postarei um trabalho bem feito, Obrigado
Fonte: Wikipedia