Special Gift
Aulas-temas: Conceitos e Princípios Gerais de Cálculo Numérico.
Passo 1:
- Conceitos e Princípios Gerais de Cálculo Numérico.
O Cálculo Numérico corresponde a um conjunto de ferramentas ou métodos usados para se obter a solução de problemas matemáticos de forma aproximada. Esses métodos se aplicam principalmente a problemas que não apresentam uma solução exata, portanto precisam ser resolvidos numericamente.
Um problema de Matemática pode ser resolvido analiticamente, mas esse método pode se tornar impraticável com o aumento do tamanho do problema.
Exemplo: solução de sistemas de equações lineares (cálculo de estruturas, redes elétricas etc.).
A existência de problemas para os quais não existem métodos matemáticos para solução (não podem ser resolvidos analiticamente) equações diferenciais parciais não lineares pode ser resolvida analiticamente só em casos particulares.
Os métodos numéricos buscam soluções aproximadas para as formulações matemáticas.
Nos problemas reais, os dados são medidas e, como tais, não são exatos. Uma medida física não é um número, é um intervalo, pela própria imprecisão das medidas. Daí trabalha-se sempre com a figura do erro, inerente à própria medição.
Os métodos aproximados buscam uma aproximação do que seria o valor exato. Dessa forma é inerente aos métodos se trabalhar com a figura da aproximação, do erro, do desvio.
Função do Cálculo Numérico na Engenharia “Buscar solucionar problemas técnicos através de métodos numéricos modelo matemático”.
Passo 2:
Desafio A – Analise dos gráficos apresentados:
a) Os vetores v1 e v2, são linearmente independente; (errado)
b) Os vetores v1, v2 e v3, são linearmente independente; (certo)
c) Os vetores v1, v2 e v3, são linearmente dependente; (errado)
Desafio B – Estudo entre Vetores:
Dados os vetores u = (4, 7, -1) e v = (3, 10, 11), podemos afirmar que são linearmente independente, conforme os cálculos abaixo:
Utilizando as regras do escalonamento temos:
4x + 3y + 0z