Spa urbano
SPA URBANO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Gabrielle Accioly Pinto Arquitetura e Urbanismo
Curitiba, 25 de março de 2010 1. TEMA SPA Urbano
1.1 CONCEITO A expressão latina SPA - salute per aqua significa “saúde pela água”. A água é usada para tratamentos de saúde desde a antiguidade, com as famosas termas romanas. É um complexo que oferece serviços e atividades de lazer saudáveis, geralmente em contato com a natureza, com o objetivo de oferecer opções de saúde e bem estar ao cliente. O SPA Urbano se diferencia dos demais por estar localizado dentro da cidade e oferecer pacotes a partir de um dia, sendo designados por ‘Day SPA’.
2. ASPECTOS GERAIS O complexo oferece tratamentos com água, vapor ou infusões, de estética e muitas vezes tratamentos médicos. Segundo a International SPA Association, pode haver várias tipologias de SPA. O SPA Urbano é caracterizado por se localizar na cidade, muitas vezes com menores dimensões e mais voltado a tratamentos de bem estar e estética, de apenas um dia, e alguns podem ser integrados a serviços terceirizados que satisfaçam os desejos dos clientes durante cada dia, como lojas de aluguel e compra de roupas. Também existem o SPA Médico, SPA Hotel, SPA Resort ou SPA Ginásio. Em algumas situações o SPA está localizado em um complexo de hotel e não o inverso, situação em que os turistas são os clientes visados.
3. ASPECTOS HISTÓRICOS O SPA surgiu em Roma, nas famosas termas onde havia reunião de homens para discutir assuntos políticos ou para relaxar. Nestes locais decisões importantes eram tomadas. No oriente, ficaram famosos os banhos turcos. Na Europa, os tratamentos com a água evoluíram de banhos para Termas com propriedades medicinais e mais tarde para as duches. Com o passar do tempo tratamentos médicos de emagrecimento se agregaram ao SPA, assim como os de estética e massagem. Em cada lugar