Sosiologia
De
Sociologia
Introdução.
Neste trabalho, no âmbito da Sociologia pretendo dar a conhecer conhecimentos já expostos na aula, e dar uma breve apreciação sobre os problemas sociais que acontecem no nosso quotidiano. Na minha opinião, acho que deveríamos ter toda consciência dos problemas sociais que abundam no nosso espaço social, e por isso irei abordar os seguintes temas:
Desigualdades Sociais
-Mobilidade Social
Migração
-Fenómeno Migratório
Pobreza e Exclusão Social
- Pobreza (Conceito)
-A pobreza em Portugal
Desenvolvimento. DESIGUALDADES SOCIAIS
1- DEFINIÇÃO:
- Uma desigualdade social não é uma simples diferença individual. Algumas das diferenças que podemos encontrar entre os indivíduos que compõem uma sociedade são sociologicamente irrelevantes: a estatura física, alguns gostos artísticos, por exemplo, podem em nada influenciar as oportunidades de vida concretas, ou nada nos dizer sobre as posições sociais de cada um.
- Uma desigualdade social deverá resultar, sobretudo, de um grau desigual de acesso a bens, serviços ou oportunidades, cuja raiz explicativa se encontre nos próprios mecanismos da sociedade.
- Podemos definir, em síntese, uma desigualdade social como uma diferença socialmente condicionada no acesso a recursos. 2-PERSPECTIVA ESTRUTURALISTA E PERSPECTIVA INTERACCIONISTA
Perspectiva Estruturalista:
-Numa perspectiva deste tipo, a análise das desigualdades coloca-se sob um foco predominantemente estruturalista: são as oportunidades de vida, colectivamente determinadas, que exercem uma pressão específica ( de “constrangimento social”) sobre os indivíduos, fazendo-os ocupar certos lugares no mapa das desigualdades.
-As oportunidades de vida individuais escapam, em certa medida, às nossas atitudes singulares: a existência de um conjunto de mecanismos profundos determina grande parte dos nossos sucessos ou