O que Sociologia
Profª Drª : Sandra Maria Faleiros Lima & Matrícula
Profª Drª : Valéria Gentil
Aluno : Victor
RESENHA
CAPITULO SEGUNDO:
A FORMAÇÃO
O matemático Henri Poicaré posicionou-se com relação a sociologia no fim do século passado, dizendo que a mesma era um ciência pouco produtiva, porém, nos dias de hoje, vemos que não é bem assim, pois temos vários resultados da socilogia envolvidos em nossa realidade, como por exemplo sua presença dentro das universidades, e também, são criados vários debates a cerca dos objetos de estudo desta disciplina.
A sociologia tem sua base, em grande parte uma relação com a formação de uma sociedade dividida pelas diferentes e opostas classes, que incentivaram o nascimento de distintas sociologias neste momento de expansão do capitalismo. Alguns sociológos viam com certo otimismoessa nova geração capitalista e conseguiam extrair valores e interesses das classses dominantes, visando buscar o funcionamento correto das instituições econômicas e políticas ; consideravam alguns conflitos que para outros seriam negativos como coisas que logo passariam.
Por outro lado os conservadores iam contra os princípios iluministas, e tinham sua base na sociedade feudal que tinha sua estabilidade formada por meio da hierarquia social. Seu principal ponto de partida foi o grande impacto da Revoluçao Francesa, e eles diziam que tal acontecimento fora um castigo de Deus. Esses conservadores criavam então sua teoria baseada no estudo das instituições como família e religião nos principais mantenedores da ordem social, e buscavam estabilidade na enfatização da hierarquia e outras coisas como conservadores da vida social.
Tais idéias conservadoreas serviam como ponto de referência para algus pioneiros da sociologia que tinham o mesmo interesse em preservar esta nova ordem econômica, mas com algimas mudanças que vinham sendo adaptadas as circunstâncias históricas, e tinham em mente que não