SOSIM
c) Questão teórica para responder com a ajuda do simulador
Com base na observação do comportamento do processo criado, identifique se o processo é I/O-bound ou CPU-bound? Justifique a resposta.
Resposta: o processo criado é do tipo CPU-bound, pois o mesmo alterna entre os estados de pronto (fila de prontos) e de execução. Processos do tipo I/O bound estão em constante estado de espera.
Atividade 2: Tipos de Processos
c) Questão teórica para responder com a ajuda do simulador
Analise os efeitos gerados no caso de redução do tempo gasto na operação de E/S pelo processo I/O-bound.
Resposta: com a redução do tempo gasto na operação de E/S (Gerência do Processador –
Tempo de espera de I/O) pelo processo de I/O-bound os tempos de UCP serão os mesmos entre os dois processos criados (tanto de CPU como I/O bound). Neste caso temos o processo do tipo CPU-bound mudando de contexto entre os estados Pronto/Execução e o processo I/Obound mudando de contexto entre os estados Pronto/Execução/Espera.
Atividade 3: PCB
c) Questão teórica para responder com a ajuda do simulador
Identifique quais informações do PCB são estáticas ou dinâmicas e quais fazem parte do contexto de software e do contexto de hardware.
Resposta: com relação as informações observadas no PCB, são estáticas: Prioridade, Tempo de Criação e Frames. São informações dinâmicas do PCB: Estado, Tempo de UCP e PC.
Quanto ao contexto de software fazem parte: Prioridade, Estado, Tempo de Criação e Tempo de UCP. No contexto de hardware estão: Frames e PC.
Atividade 4: Estatísticas
c) Questão teórica para responder com a ajuda do simulador
Observe que em alguns momentos existem processos no estado de pronto porém nenhum em estado de execução. Explique o porquê dessa situação.
Resposta: essa situação é descrita em sistemas operacionais como troca de contexto para outro processo, isso assegura que a CPU não é monopolizada por um processo somente