Atividade
SALVADOR 2013.2
Atividade I
Disciplina: Fisiopatologia I
Discente: Gessica de Souza do Sacramento
O sistema imune é de grande importância, pois através de sua resposta pode prevenir o estabelecimento da infecção, ou ira auxiliar a conter microrganismos que causam doenças, podem ser detectados e destruídos em questão de horas, utilizando-se de mecanismos que não requerem um período prolongado de indução, já que não se baseiam na expansão clonal de linfócitos antígeno -especifico, característico da resposta imune inata, os elementos do sistema imune inato incluem barreira anatômicas, com fatores mecânicos, químicos e microbiológicos, a coagulação sanguínea no inato tem o papel de impedir que o microrganismo infeccioso entre na corrente sanguínea disseminando assim o microrganismo. Uma vez penetrados nos tecidos, fatores humorais serão utilizados nos tecidos, fatores humorais serão utilizados para o recrutamento de células fagocitárias ou o sistema complemento, que ocasionam o recrutamento das células inflamatórias, opsonização e a morte dos patógenos, os mecanismos de defesa relacionados com a resposta imune são as citocinas e as quimiocinas, além das células NK.
Tanto a resposta imune inata quanto a adaptativa dependem da atividade de células brancas do sangue, que são os leucócitos. As células do sistema imune se originam na medula óssea, vale resaltar que é neste local que muitas delas maturam.
Quando a resposta imune local não for capaz de prevenir o estabelecimento da infecção, ele leva o agente infeccioso pelas células dendríticas e linfa aos linfonodos locais, iniciando a resposta imune adaptativa, diferentemente da inata ocorre a geração de células