sos educação
2. Público-alvo: Comunidade em Geral
3. Instituição de Prática de Estágio:
EMEI Érico Veríssimo
Rua : Colúmbia ,198 – Canudos -
4. Município/Estado: Novo Hamburgo/Rio Grande do Sul
5. Responsável Legal pela Instituição de Prática de Estágio: Tânia Mara Diefenbach Leão
6. Período de Prática: 07/05/2012 a 18/05/2012
7. Caracterização da Realidade:
A escola Érico Veríssimo surgiu atendendo às necessidades da comunidade, a Sra. Relinda Loeblein, moradora do Bairro Canudos em Novo Hamburgo, doou um terreno para a Prefeitura Municipal construir o prédio da escola, sendo o Prefeito da época o Sr. Alceu Mossmann. O prédio contava com um dormitório, um refeitório, sala especial para jardim de infância, cozinha, despensa e um banheiro com cinco sanitários.
No dia 1º de outubro de 1969, entrou em funcionamento a Creche Municipal de Canudos, localizada na Rua Colúmbia, s/n°. O corpo docente era constituído pela diretora Dalila Dávila Campos, pela professora jardineira Clarisse Haag, auxiliar de jardineira e encarregada de berçário Lílian Becker e Natália Viera, cozinheira. Primeiramente, a Creche acolheu 76 crianças, distribuídas da seguinte maneira: 17 no berçário, 9 no maternal, 10 no jardim de infância, 13 no primeiro período e, também 13, no segundo período.
No dia 1° de setembro de 1976, a segunda diretora da Creche, Dª. Augusta J. Bugre e a Secretária de Educação da época, Elba de Castro Tauffer, resolveram mudar o nome da Creche Municipal de Canudos para Creche Municipal Érico Veríssimo. Concluíram ser este o nome ideal, pela caracterização literária presente, já na Creche Municipal João de Barro. Na época, gerou polêmica no bairro, pois a comunidade escolar queria dar o nome da pessoa que doou o terreno com a finalidade de homenageá-la.
Uma característica antiga da Creche Municipal de Canudos é a rotatividade do quadro docente, comprometendo a construção da identidade da escola. Com a mudança da LDB, lei Nº 9394/96,