Manifesto do partido comunista
A Filosofia leva ao trabalho de pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar o senso crítico e assim auxiliar a construir uma nova visão de sociedade, onde se pressupõe que a educação é a principal responsável pelas transformações da mesma. Desse modo, este trabalho visa pesquisar e compreender a importância e a contribuição da filosofia para a educação. Mais especificamente, consistem em apontar as características do pensamento filosófico, os principais filósofos que contribuíram para os fundamentos da Educação e ainda, relatar a importância do ensino da. Filosofia na escola.
Entretanto,chega se ao entendimento que a educação esta aberta a questionamento,acreditando assim que a filosofia é uma das alternativas que nos leva a pensar que a educação é um instrumento de transformação social. a educação transmissão de conhecimentos? É a educação preparação para a cidadania democrática responsável? É a educação o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo? É a educação adestramento para o exercício de uma profissão? As várias respostas, em sua maioria conflitantes, dadas a essas perguntas são indicativas da adoção de conceitos de educação diferentes, muitas vezes incompatíveis, por parte dos que se preocupam em responder a elas. Este fato, por si só, já aponta para a necessidade de uma reflexão sistemática e profunda sobre o que seja a educação, isto é, sobre o conceito de educação.
Vejamos aqui a visão e pensamentos dos principais filósofos :
A educação segundo Platão
O núcleo da filosofia de Platão é, sem dúvida, a reencarnação, a qual tem efeitos profundos sobre sua concepção educacional, embora inúmeros intérpretes de sua obra prefiram seguir uma vertente mais materialista e distante de qualquer conotação espiritual. Os dois aspectos pedagógicos mais significativos de sua obra só podem ser realmente compreendidos à luz da crença nas várias existências. Platão acredita que a