sons
O som é um deslocamento de pressão atmosférica, através de ondas sonoras que se propagam em linha reta à noite e, durante o dia, se dispersam mais com os raios solares. Por isso, o som se propaga melhor à noite e tem mais intensidade, podendo ser ouvido em longas distâncias.
2. O que causa a perda auditiva?
A perda auditiva tem vários fatores, doenças sistêmicas, infecciosas endócrinas, genéticas, vasculares, por traumatismos como acidentes, e trauma acústico por ruídos.
3. O hábito de ouvir música com volume alto pode comprometer a audição?
Sim, ouvir música com ou sem fone de ouvido acima de 70 decibéis, por mais de uma hora, causa trauma acústico, que vai se somando com o tempo constante de exposição aos altos volumes. Com tanto barulho em excesso, o cérebro coordena o ouvido a diminuir sua elasticidade, bem com sua vascularização, diminuindo seu aporte sanguíneo e levando à anoxia, nos componentes do ouvido, causando um sofrimento interno, que resulta na morte ou degeneração das células que captam, podendo causar zumbidos ou barulhos contínuos, mesmo no silêncio.
4. Quais os tipos de prevenção para quem é obrigado a trabalhar em lugares barulhentos?
As leis criadas obrigam as empresas a oferecer proteções contra ruídos. Existem também os abafadores externos e internos que reduzem imensamente o impacto do som. Antes da Constituição de 1988, não existia essa preocupação com os trabalhadores, e a grande maioria das empresas não era fiscalizada.
5. Se uma pessoa passar por um periodo de descanso em um ambiente tranquilo, sem ruido, após entrar em contato com um barulho muito intenso, de 90 decibéis, por exemplo, pode se recuperar do dano?
Interessante. É a sensação que você tem quando sai de uma boate, você sai com a sensação do ouvido estar “abafado”, fica um zumbido. Aí, volta pra casa e volta tudo ao normal algumas horas depois, no dia seguinte. Isso é chamado de Mudança Temporária Linear. Nesta fase, você não tem uma