SONDAGENS
Um fenômeno físico geralmente é muito complexo para ser analisado de forma exata, mas a partir de hipóteses simplificadoras deste fenômeno é possível a construção de modelos matemáticos que aproximam a realidade do problema. Diversos destes modelos matemáticos são expressos por equações diferenciais ordinárias (EDO) e equações diferenciais parciais (EDP), onde nem sempre é possível encontrar uma solução analítica. Nestes casos são utilizados métodos numéricos onde está incluído o Método de Rayleight-Ritz e o Método dos Elementos Finitos (MEF).
O MEF, basicamente, se baseia em técnicas variacionais onde se deve subdividir o domínio e encontrar uma função aproximada que satisfaça as condições de contorno e minimize o seu funcional. Como base para o estudo do MEF, utilizamos o Método de Rayleight-Ritz.
2. Objetivo:
A razão pelo qual foi escolhido o tema é enfatizar a importância do detalhadamente o solo onde será construída a edificação, uma vez que este suportará toda a carga solicitante gerada pela edificação. Todos os trabalhos ligados à estrutura serão elaborados a partir deste estudo preliminar.
A sondagem é importante, pois detalha o ambiente onde a obra será erguida, evitando com isso uma série de patologias decorrentes de recalques sofridos pelo solo devido ao acúmulo de cargas, evitando assim possíveis retrabalhos.
3. Normas Técnicas Específicas:
1 - NBR 8036 - Programação de sondagens de simples reconhecimento dos solos para fundações de edifícios;
2 - NBR 6502 - Rochas e solos;
3 - NBR 6484 - Standard Penetration Test;
4 - NBR 13441:1995 - Rochas e solos - Simbologia.
4. Tipos de Sondagens:
4.1 – Poços
Os poços são perfurados manualmente com o auxílio de pás e picaretas, sendo a profundidade limitada pela presença do nível d’água (NA) ou desmoronamento das paredes laterais. O diâmetro mínimo do poço deve ser de cerca de 60 cm, para permitir a movimentação do operário dentro do mesmo. Os poços permitem, através