Sondagem
O cone utilizado apresenta luva de atrito de 150cm² de área com 36 mm de diâmetro e ponta cônica com ângulo de 60º e 10cm² de área , atendendo as especificações das normas nacionais e internacionais.
A sondagem fornece a resistência de ponta, a resistência do atritolateral e a correlação entre os dois que permitem a identificação do tipo de solo.
Os equipamentos são importados e necessitam um grande investimento, na m
Vantagens: O CPT (ou CPT(u) fornece muitos parâmetros úteis em geotecnia, é um dos equipamentos mais sofisticados que o mercado oferece à geotecnia. O CPT moderno chega ao, no mínimo, os mesmos profundidades como SPT. Detecta com excelente sensibilidade e acuração camadas delgadas de solo, que podem funcionar como plano deslizante.
Desvantagens: Em função do alto custo e dificuldade a entrar em locais de acesso complicado, o CPT é pouco usado. áquina, como no operador.
Ensaio de CPT-u
O ensaio de CPT-u consiste na cravação do piezocone a velocidade constante de 2cm/s. A cravação é feita com o auxílio de penetrômetro hidráulico e hastes metálicas padronizadas.
As sobrepressões neutras são lidas através de elemento poroso situado na base do cone, saturado com o auxílio de bomba a vácuo e óleo de silicone. Durante o ensaio, podem ser realizados ensaios de dissipação da pressão neutra.
Durante a penetração do cone mede-se separadamente a resistência à penetração da ponta (qc) e a fricção de uma camisa de atrito localizada acima da ponteira (fs). O ensaio CPTU (piezocone) permite medir, também, a poropressão excessiva que é gerada durante a penetração. A reação necessária para a penetração é dada pelo próprio peso do veículo ou por fixação no chão.
As leituras destes parâmetros realizam-se e visualizam-se em tempo real no terreno a intervalos de 1 cm, com o que