sonda nasogastrica
A alimentaçao por sonda nasogastrica é para atender as necessidades nutricionais quando a ingestão oral é inadequado ou não é possível, e as porções médias inferiores das vias gastro intestinal estão funcionando normalmente. Estas sondas de alimentação são aplicadas ao estômago, Porcão distal do duodeno ou porção proximal do jejuno e ajudam a preservar a integridade gastro intestinal através da preservação do metabolismo intestinal e hepático normal.
As alimentações por sonda tem várias vantagens sobre a nutrição parenteral: são de custos mas baixos, seguras e geralmente bem toleradas pelo paciente, e fáceis de usar tanto em unidades de cuidados prolongados quanto na resistência do paciente.
Alimentação é um método destinado a fornecer nutrientes ao corpo. Trata-se de fazer passar os alimentos necessários a vida, em quantidade e em qualidade, por meio de uma sonda nasal ou uma gastrostomia (sonda ou botão) já instalado. As alimentações contem água, aminoácidos, glicose, vitaminas e eletrólitos em uma concentração capaz de proporcionar calorias e nitrogénio suficientes para satisfazerem as necessidades nutricionais diárias do paciente.
1.1 OBJECTIVOS
1.2 Geral
Descrever a técnica de alimentação por sonda nasogsátrica
1.3 Específicos
Assistência e cuidados de enfermagem em pacientes com sonda nasogastrica.
Cuidados de Enfermagem durante alimentação por sonda nasogastrica.
Conhecer os métodos e procedimentos no acto da alimentação enteral.
2 TIPOS DE SONDA
1. Sonda Nasográstica (Levine; Sonda de reservatório gástrico ou de Salem): sonda inserida através do nariz para dentro do estómago;
2. Sonda Nasoentérica (Dobbhoff ou enteraflo): sonda inserida através do nariz para dentro do estómago e além do piloro, adentrando o intestino delgado. Pode ser nasoduodenal, nasojejunal.
3 FINALIDADE: as sondas são usadas para diversas finalidades, tais como, remoção de conteúdo gástrico (lavagem gástrica), administrar alimentos e medicamentos,