Sonda Nasogastrica
O trabalho a ser apresentado tem como base a finalidade da sonda nasogástrica, os materiais utilizados e sua importância na área da saúde, para a solução de problemas adquirida pelos pacientes. Sendo assim a sonda nasogástrica é um equipamento de uso médico, ela pode servir tanto para alimentar pacientes que não consegue realizar a deglutição como para a drenagem dos líquidos do estômago em caso de intoxicação ou cirurgias, e o uso de sonda como alternativa de nutrição para aqueles que não podem se alimentar sozinhos. E nunca se esquecendo de utilizar técnicas de modo responsável e tendo todo o cuidado para não haver infecção, por ser um procedimento invasivo. A colocação e as diversas técnicas devem ser realizadas por pessoas qualificadas, assim como médicos e enfermeiros, o conteúdo aqui descrito vem trazendo uma noção sobre o assunto em questão.
CONCEITO
A sonda nasogástrica é um tubo de polivinil que quando prescrito, deve ser tecnicamente introduzido desde as narinas até o estômago. Sua finalidade está associada à maneira com ficará instalada no paciente, determinando assim o seu objetivo podendo ser aberta ou fechada.
A sonda nasogástrica aberta tem o objetivo de drenar o liquido intra-gastrico, como esverdeado bile, borra de café que é bile mais sangue, e sanguinolento, como em cirurgias onde no pós-operatório se deseja repouso do sistema digestivo e também em casos de intoxicação exógena, onde o liquido precisa ser removido rapidamente.
Já a sonda nasogástrica fechada é utilizada com finalidade de alimentação, quando por uma razão o paciente não pode utilizar a boca no processo de digestão, como, por exemplo, pacientes com câncer de língua, anorexia, repouso pós-cirúrgico.
A colocação e as diversas técnicas devem ser realizadas por pessoas qualidifcadas, assim como enfermeiros e médicos. É necessário observar a medicação adequada da quantidade de tubo da sonda que será inserida.