soluções para diminuir aquecimento global
Mudanças estruturais nos sistemas de produção, hoje baseado em processos intensivos com energias não-renováveis (e, portanto, intensa em carbono fóssil), para sistemas alternativos de baixa intensidade de energia.
Implementação de tecnologias avançadas, em setores como energia, transporte, construção, resíduos, agricultura e florestas.
Tipos de energia limpa,são cinco os principais tipos de energia limpa,energia limpa é aquela que não libera (ou libera poucos) gases ou resíduos que contribuem para o aquecimento global, em sua produção ou consumo.
SOLAR
A energia luminosa do sol é transformada em eletricidade por um dispositivo eletrônico, a célula fotovoltaica. Já as placas solares usam o calor do sol para aquecer água. Maiores produtores: Japão e EUA.
EÓLICA
O vento gira as pás de um gigantesco catavento, que aciona um gerador, produzindo corrente elétrica. Maiores produtores: Alemanha, Espanha e EUA.
DAS MARÉS
As águas do mar movimentam uma tur bina que aciona um gerador de eletricidade, num processo similar ao da energia eólica. Não existe tecnologia para exploração comercial. Franca, Inglaterra e Japão são os pioneiros na produção. BIOGÁS
Transformação de excrementos animais e lixo orgânico, como restos de alimentos, em uma mistura gasosa, que substitui o gás de cozinha, derivado do petróleo. A matéria-prima é fermentada por bactérias num biodigestor, liberando gás e adubo.
BIOCOMBUSTÍVEIS
Geração de etanol e biodiesel para veículos automotores a partir de produtos agrícolas (como semente de ma mona e cana-de-açúcar) e cascas, galhos e folhas de árvores,que