Soluções experimentais: cloreto de sódio x glicose
Resumo Teve como objetivo, reconhecer os materiais básicos e necessários para a aula de laboratório. Aprendendo a preparar a solução, com a concentração específica. Foram utilizados, béquer, bastão de vidro, água destilada, balão volumétrico, glicose, papel para cálculo final. A aula aconteceu através da explicação no quadro, e em uma folha onde estavam descritas, o procedimento. Na aula prática foram feitas duas soluções, sendo uma fisiológica e uma solução de glicose. Essas soluções foram realizadas por todos os integrantes do grupo, tendo a aprovação do professor e a entrega de cálculos e descrição da aula, teórica e pratica.
Introdução
Sistema é toda espécie (ou conjunto de espécies) de matéria isolada para um estudo. Os sistemas podem ser classificados como sistemas simples, ou seja, que contem apenas um tipo de átomo ou sistemas composto, que contem mais de um tipo de átomos. Por exemplo, um sistema contendo apenas átomos de Oxigênio é considerado um sistema simples, porém se existirem átomos de carbono na mesma molécula do átomo de oxigênio, o sistema passa a ser composto. Imagem 1- Classificação conforme os átomos presentes nos sistemas.
Podem-se classificar os sistemas em sistema puros, ou seja, sistemas que contem apenas um tipo de molécula, por exemplo, sistemas que possuem apenas moléculas de O² ou apenas moléculas de CO² (Como os presentes na Imagem 1). Porém se o sistema contém mais de um tipo de molécula esse sistema passa a se chamar mistura. Em outras palavras, mistura é qualquer sistema formado de duas ou mais substâncias puras, denominadas componentes. As propriedades de uma mistura são uma combinação das propriedades individuais de seus componentes. A mistura pode ser classificada como homogênea e heterogênea e nela encontra-se o soluto e o solvente. O soluto é a substancia que se encontra em menor quantidade em uma mistura, já o solvente é a substancia de maior quantidade