Quimica dos Alimentos
Profª Rosana A. Nicolau
1)CONSIDERAÇÕES INICIAIS EM BROMATOLOGIA
Definição: A palavra Bromatologia deriva do grego: Broma, que significa “alimentos” e Logos que significa Ciência. Portanto, pode-se definir Bromatologia como a ciência que estuda os alimentos.
Química bromatológica estuda a composição química dos alimentos, bem como suas características de aptidão para o seu consumo. Importante conhecer técnicas e métodos adequados que permitam conhecer a composição centesimal dos alimentos, ou seja, determinar o percentual de umidade, minerais, proteínas, lipídeos, fibras e carboidratos, que permitam o cálculo do volume calórico do alimento.
2) GENERALIZADES SOBRE ALIMENTOS
Definiremos, a seguir, alguns termos que julgamos pertinentes:
Alimentos: “toda a substância ou mistura de substância, que ingerida pelo homem fornece ao organismo os elementos normais à formação, manutenção e desenvolvimento”. Outra definição seria aquela que diz que alimento “é toda a substância ou energia que, introduzida no organismo, o nutre. Devendo ser direta ou indiretamente não tóxica”.
Alimentos simples: São aquelas substâncias que por ação de enzimas dos sucos digestivos são transformadas em metabólitos (açúcares, lipídios, proteínas).
Metabólitos: são os alimentos diretos, ou seja, são substâncias metabolizadas depois de sua absorção (água, sais, monossacarídeos, aminoácidos, ácidos graxos).
Alimentos compostos: São substâncias de composição química variada e complexa, de origem animal ou vegetal, ou formada por uma mistura de alimentos simples (leite, carne, frutas, etc).
Alimentos aptos para o consumo: São aqueles que respondendo às exigências das leis vigentes, não contém substâncias não autorizadas que constituam adulteração, vendendo-se com a denominação e rótulos legais. Também são chamados de alimentos GENUÍNOS.
Alimentos naturais são aqueles alimentos que estão aptos para o consumo,