soluçoes
DISPERSÕES
Universidade Federal Rural da Amazônia
Instituto de Socioambiental e de Recursos Hídricos
Disciplina: Química Analítica
É todo sistema no qual uma substância, sob forma de pequenas partículas, se distribui uniformemente em toda a extensão de outra substância ESTUDO DAS SOLUÇÕES
Solução Coloidal
Profº. Ewerton Carvalho
Solução Verdadeira
DISPERSÕES
Suspensão
Efeito de Tyndall
DISPERSÃO = DISPERSO + DISPERSANTE
Disperso
(Menor Quantidade)
John Tyndall
(1820-1893)
Um feixe de luz que atravessa uma solução verdadeira, um líquido puro ou uma suspensão, não é visível quando é observado perpendicularmente à sua direção de propagação. No entanto, quando o feixe luminoso atravessa uma solução coloidal, as partículas do disperso, por terem dimensões superiores às da solução verdadeira, dispersam a luz e o feixe torna-se visível se observado perpendicularmente à sua direção de propagação
Dispergente
(Maior Quantidade)
Mistura de Água e Sal
1
21/03/2014
CLASSIFICAÇÃO DAS DISPERSÕES
De acordo com o tamanho das partículas do disperso, as dispersões podem ser classificadas em três tipos, com propriedades bem distintas:
SUSPENSÕES
É quando as partículas têm diâmetros superiores a
1000nm. É um sistema heterogêneo no qual, muitas vezes, é possível distinguir a olho nu o disperso do dispergente, e estes podem ser facilmente separados por sedimentação ou filtração comum.
Diâmetro das partículas
Sedimentação
Soluções
Verdadeiras
0nm
Soluções
Coloidais
1.000nm
1nm
Filtração Simples
Suspensões
1.000nm
Água Barrenta
DISPERSÃO COLOIDAL
É quando as partículas têm diâmetros entre 1 e
1000nm. Mesmo que não seja possível distinguir disperso de dispergente a olho nu, e que suas partículas não sedimentem e nem possam ser separadas por filtração comum, é, também, um sistema heterogêneo, pois existem outros meios físicos capazes de separar seus componentes.