Solucionando problemas
O MASP é um caminho ordenado, composto de passos e sub-passos pré-definidos para a escolha de um problema, análise de suas causas, determinação e planejamento de um conjunto de ações que consistem uma solução, verificação do resultado da solução e realimentação do processo para a melhoria do aprendizado e da própria forma de aplicação em ciclos posteriores.
A construção do MASP como método destinado a solucionar problemas dentro das organizações passou pela idealização de um conceito, o ciclo PDCA, para incorporar um conjunto de idéias inter-relacionadas que envolve a tomada de decisões, a formulação e comprovação de hipóteses, a objetivação da análise dos fenômenos, dentre outros, o que lhe confere um caráter sistêmico.
O MASP é formado por oito etapas: * 1 Etapas do MASP: Objetivos das etapas * 2 Etapa 1: Identificação do problema * 3 Etapa 2: Observação * 4 Etapa 3: Análise * 5 Etapa 4: Plano de Ação * 6 Etapa 5: Ação * 7 Etapa 6: Verificação * 8 Etapa 7: Padronização
9 Etapa 8: Conclusão 1. Identificação do problema: Definir claramente o problema e reconhecer sua importância. 2. Observação: Investigar as características específicas do problema com uma visão ampla e sob vários pontos de vista. 3. Análise: Descobrir as causas fundamentais. 4. Plano de ação: Conceber um plano para bloquear as causas fundamentais. 5. Ação: Bloquear as causas fundamentais. 6. Verificação: Verificar se o bloqueio foi efetivo. 7. Padronização: Prevenir contra o reaparecimento do problema. 8. Conclusão: Recapitular todo o processo de solução do problema para trabalho futuro.
tapa 1: Identificação do problema
A identificação do problema tem pelo menos duas finalidades: (a) selecionar um tópico dentre uma série de possibilidades, concentrando o esforço para a obtenção do maior resultado possível; e (b) aplicar critérios para que a escolha recaia sobre um problema que