Solu O Para O Lixo
Ecologia
Nós, humanos, produzimos uma quantidade de resíduos monstruosa atualmente. Consumimos muitas coisas diariamente que acabam na lata do lixo. Mas e depois disso? Pra onde este lixo vai? Os lixões são a solução na maioria dos países do mundo. Cata-se tudo e joga-se os restos do nosso consumo em uma vala.
Porém, o descarte de lixo se não for muito bem cuidado causa problemas ambientais imensos. A liberação de gases do efeito estufa e escoamento de substâncias tóxicas para fontes de água são os principais causas de poluição. E não devemos nos esquecer das doenças associadas com o ambiente insalubre criados por estes aterros.
A reciclagem foi um modo encontrado para diminuir a pressão do aumento na quantidade de lixo produzida em nossa sociedade moderna. Porém, nem tudo é reciclável e muita coisa continua a ser jogada em aterros sanitários. Menos em um país - a Suécia.
Em um projeto incrível, na Suécia, apenas 1% do lixo vai para aterros. O restante é reciclado e o que não pode ser reciclado é incinerado para produzir energia elétrica e aquecimento para as casas. Para chegar neste número, os suecos construíram 32 usinas para queimar o lixo.
A queima gera vapor que acelera turbinas geradoras de eletricidade em uma rede que integra todo o país. Por ano, as usinas utilizam 2 milhões de toneladas de lixo para produzir energia. Para se ter uma ideia, a energia produzida com 3 toneladas de lixo é a mesma quando se utiliza uma tonelada de petróleo. Assim, eles ficam menos vulneráveis ao uso do petróleo e ainda importam recebendo dinheiro o lixo de outros países vizinhos.
Mas então, uma outra pergunta surge: e os impactos ambientais da queima deste lixo? Sabe-se que a queima do lixo também libera gases perigosos para o meio ambiente, entre elas a dioxina, um forte contaminante químico. Porém, a Suécia se adiantou e desenvolveu tecnologias para diminuir este impacto, reduzindo significativamente as emissões destes gases através de filtros.