SOLUÇÕES DE SORO FISIOLÓGICO E SORO GLICOSADO
O soro fisiológico é uma solução isotônica quando comparada aos líquidos corporais, que apresenta 0,9% em massa, de NaCl em água destilada, ou seja, em cada 100mL de água encontram-se dissolvidos 0,9 gramas de NaCl (Cloreto de sódio) uma substância conhecida por sal. O soro fisiológico é utilizado para reposição de íons de sódio e cloro, em casos de desidratação; para higienização nasal, para pessoas que possuem problemas como resfriados, gripes, renite ou alergias; para limpeza de feridas operatórias ou expostas (queimaduras e úlceras); para enxágue de lentes de contato; para preparos para microscopia e para realizar nebulização. Esse soro é considerado como medicamento, sendo assim, sua utilização deve ocorrer apenas sob prescrição médica. Este soro ainda ajuda remover vírus, bactérias e sujidades.
Já o soro glicosado também é uma solução isotônica em relação ao sangue, que contém 5%, em massa, de glicose (C6 H12 O6) em água destilada, ou seja, cada 100 mL de soro glicosado contém 5 gramas de glicose. Essa glicose é uma fonte de energia que é facilmente absorvida pelas células. O soro glicosado usado pela medicina como um nutriente energético, por via endovenosa; este soro é um medicamento, portanto só deve ser usado sob prescrição médica. Portanto, esse soro serve para manter os níveis energéticos como aporte de glicose e também é utilizado na diluição de medicamentos.
O objetivo deste trabalho será efetuar pesagens e cálculos relativos à preparação de soro fisiológico (NaCl a 0,9%) e soro glicosado (glicose a 5%).
2- OBJETIVOS
Efetuar pesagens e cálculos relativos à preparação de soro fisiológico (NaCl a 0,9%) e soro glicosado (glicose 5%).
3- MATERIAL E MÉTODO
1 balança tríplice escala;
1 becker de 200 mL ;
1 becker de 600 mL;
2 colheres de sopa de NaCL;
2 colheres de sopa glicose.
1) Determinou-se com o uso