Solos Sudeste E Sul
No complexo regional do Sudeste encontra-se uma vasta variedade de solos, por ser uma zona de transição entre as regiões de clima semi- árido e úmido, e também pela diversidade de relevo, vegetação e material de origem.
Áreas de solo
• Região semiárida( parte sul do polígonos das secas)
A faixa semiárida foi incluída e descrita no complexo regional do Nordeste, onde se encontram solos similares aos do sertão nordestino.
• Faixa litorânea
A faixa litorânea, de largura variável, compreende depósitos arenosos e outros sedimentos quartenários de rios e mares, bem como terciários de alguns tabuleiros. Nas areias da orla costeira, remanescentes de antigas praias e dunas, encontram-se principalmente Neossolos Quartzarênicos e Espodossolos, alternados com Organossolos, incluindo alguns Gleissolos e Planossolos. Além desses, ocorrem Neossolos Flúvicos nos deltas dos principais rios. Nas relativamentes estreitas faixas de tabuleiros, que se estendem da Bahia ao Rio de Janeiro, São mais comuns os Latossolos e os Argissolos amarelo.
Áreas de solo
• Área montanhosa, formada pelos planaltos e as serras do sudeste
Compreende a maior parte do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Leste de São Paulos e Minas Gerais. O domínio de Mata Atlântica, hoje em sua maior parte substituída por pastagens e reflorestamento de eucaliptos, excetoem áreas muito declivosas.
Noes espaços com relevo do tipo mamelonar ( “mar de morros”), predominam os
Argissolos e os Latossolos vermelho –amarelos. Nas partes serranas onde o declive é excessivamente forte ( o que impede um bom desenvolvimentos dos solos), predominam os Neossolos Litólicos e Cambissolos diversos.
• Planaltos de origem sedimentar, situados a Oeste de Minas Gerais e São Paulo
Existem solos bastante diversos, onde alguns deles, originalmente sob vegetação de cerrado, assemelham- se aos do Planalto central, como os
Latossolos( Vermelho- Amarelo e Vermelho) e os Neossolos Quartzarênicos.
Outras áreas cobertas