SOLOS, ROCHAS E MINERALOGIA
RESUMO: Este trabalho tem o objetivo de definir e classificar os tipos de solos e rochas, além de explicar a origem e a formação dos mesmos e de outros minerais importantes. Rochas são materiais que fazem parte essencial da crosta sólida da Terra – e são constituídas por agregados de um ou mais minerais. Nesse conceito de rocha incluímos areias, cascalhos, cinzas, granitos, arenitos, etc. O solo nada mais é do que o resultado da ação conjunta de agentes externos, como chuva, vento, umidade etc, sobre restos minerais, porém enriquecidos com matéria orgânica. Sem a presença de matéria orgânica não há a formação de solo, tratando-se somente de minerais não consolidados.
PALAVRAS-CHAVE: Solos, Rochas, Intemperismo, Mineralogia, Formação, Classificação;
1 INTRODUÇÃO
Rochas são materiais que fazem parte essencial da crosta sólida da Terra – e são constituídas por agregados de um ou mais minerais. Nesse conceito de rocha incluímos areias, cascalhos, cinzas, granitos, arenitos, etc. O solo nada mais é do que o resultado da ação conjunta de agentes externos, como chuva, vento, umidade etc, sobre restos minerais, porém enriquecidos com matéria orgânica. Sem a presença de matéria orgânica não há a formação de solo, tratando-se somente de minerais não consolidados.
2 SOLOS
2.1 ORIGEM E COMPOSIÇÃO
Todo o solo tem sua origem imediata ou remota na decomposição das rochas pela ação das intempéries. A formação originária dos solos depende de pelo menos cinco fatores: 1-a natureza da rocha madre; 2-o clima da região; 3-o agente intempérico de transporte; 4-a topografia da região; 5- os processos orgânicos. Sob este ponto de vista, segundo VARGAS (1978), os solos seriam divididos em quatro grandes grupos:1-residuais; 2-transportados; 3-orgânicos; 4-Pedogênicos.
2.2 SOLOS RESIDUAIS
São aqueles provenientes da decomposição e alteração das rochas “in situ”. Sua composição depende do tipo e da composição