Solos do paraná
Solos litólicos: solos não hidromórficos rasos, constituídos por horizonte “A” e “rocha viva”, ou alterada ou sobre horizonte “C”. Ocorrem geralmente em relevo forte ondulado e montanhoso e podem originar-se dos mais variados materiais. Por isso, suas características morfológicas, físicas e químicas são bem variadas. Podem ter textura média e argilosa, com ou sem cascalhos, sendo que algumas vezes são pedregosos e rochosos.
Terras roxas estruturadas e terras brunas estruturadas: solos minerais, não hidromórficos, com horizonte subsuperficial “B” derivados de rochas efusivas básicas (basalto e diabásio). Apresentam-se argilosos e com teores mais elevados de ferro e também fertilidade mais alta. Normalmente no Estado do Paraná as terras brunas são consideradas como solos de altitude (acima de 800 m.), embora possam ocorrer em regiões mais baixas
Latossolos: solos minerais profundos, extremamente desenvolvidos, com horizonte “B” latossólico, normalmente ocorrendo em relevos mais suaves, embora possam, em situações esporádicas, ser encontrados em relevos montanhosos (Serra do Mar). Sua fertilidade é variável, dependendo do material de origem.
Podzólicos:solos minerais, não hidromórficos, com horizonte subsuperficial “B”, caracterizados por apresentarem incremento de argila em relação ao horizonte superficial “A”. Podem ser considerados como solos bem desenvolvidos. Com exceção de rochas efusivas, como basalto e diabásio, podem ser derivados de inúmeros materiais geológicos.
O solo da região é de