solidos totais
a) Sólidos totais (ST): Resíduo que resta na cápsula após a evaporação em banho-maria de uma porção de amostra e sua posterior secagem em estufa a 103-105°C até peso constante. Também denominado resíduo total.
d) Sólidos Fixos (SF): É a porção dos sólidos (totais, suspensos ou dissolvidos) que resta após a ignição ou calcinação a 550-600°C após uma hora (para sólidos totais ou dissolvidos fixos) ou 15 minutos (para sólidos em suspensão fixos) em forno-mufla. Também denominado resíduo fixo.
c) Sólidos Voláteis (SV): é a porção dos sólidos (sólidos totais, suspensos ou dissolvidos) que se perde após a ignição ou calcinação da amostra a 550-600°C, durante uma hora para sólidos totais ou dissolvidos voláteis ou 15 minutos para sólidos em suspensão voláteis, em forno mufla. Também denominado resíduo volátil.
e) Sólidos Sedimentáveis (SSed): É a porção dos sólidos em suspensão que se sedimenta sob a ação da gravidade durante um período de uma hora, a partir de um litro de amostra mantida em repouso em um cone Imhoff.
2- Quais são as consequências de um efluente industrial com alto teor de sólidos?
As Consequências são as contaminações, ou seja, um efluente com alto de teor de sólidos pode contaminar a amostra da água receptora. Essa contaminação irá depender do tipo de sólido.
3- Quais são os interferentes da análise de resíduos sólidos ?
São diversos interferentes, tais como umidade do ar, contaminantes orgânicos e inorgânicos, quantidade de água na amostra, impurezas presentes na amostra, entre outros.
4- Explique como se determina o teor de sólidos orgânicos e inorgânicos numa amostra de efluentes.
A determinação é feita através da análise do “Cone de Imhoff", em que ocorre a sedimentação dos sólidos no cone. E pode ser feita também num conjunto filtrante, onde matéria retida no filtro será aquecida a uma alta temperatura, e ocorre a