solidos em solução
A água é considerada um recurso ou bem econômico, porque é finita,vulneráve e essencial para a conservação da vida e do meio ambiente. A utilização da água e do solo nas diversas atividades humanas tem consequências diferenciadas sobre um corpo d'água qualquer, haja vista que a água possui usos múltiplos na sociedade e, por isso, apresenta padrões específicos para a atividade que é envolvida como, por exemplo, o abastecimento,recreação,irrigação,dentre outras .
Os denominados sólidos nas águas correspondem a toda matéria que permanece como resíduo, após a evaporação, secagem ou calcinação da amostra a uma temperatura pré-estabelecida durante um tempo fixado. Em linhas gerais, as operações de secagem, calcinação e filtração são as que definem as diversas frações de sólidos presentes na água (sólidos totais, em suspensão,dissolvidos,fixos e voláteis).
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Determinar o teor de sólidos totais em amostras de água de poço para abastecimento público, águas naturais em geral e compará-lo com a legislação.
2.2 Objetivo Específico
Verificar e ambientar o aluno com o propósito de obter resultados se a água está própria ou imprópria para o consumo.
3 REVISÃO DA LITERATURA
A determinação dos níveis de concentração das diversas frações de sólidos é utilizada nos estudos de controle de poluição das águas naturais, caracterização de esgotos sanitários e de efluentes industriais e no controle de sistemas de tratamento de esgotos, resultando em um quadro geral da distribuição das partículas com relação ao tamanho (sólidos em suspensão e dissolvidos) e com relação à natureza química (fixos ou minerais e voláteis ou orgânicos).
O ensaio da série de sólidos, segundo o Standard Methods , contempla nove frações diferentes de sólidos quantificáveis em uma amostra de matriz aquosa, que diferem entre si basicamente pelas suas