SOLIDARIEDADE PROJETO DE VIDA
Aluno: Pedro José Vieira Matrícula: 1410328500027 Curso: Formação Pedagógica para Docentes Turno: Manhã
Profª Moema Hilario
09 de julho de 2014
Análise e crítica do capítulo 4:
Projeto de Vida Solidário São assertivas do autor: “O objetivo principal deste estudo é a retomada das virtudes na formação das personalidades jovens como uma tentativa de superação do abandono da crença na solidariedade”.
“Uma sociedade solidária integra sujeitos com competências e habilidades que promovem continuadamente a criatividade e a autonomia, na busca de soluções para um mundo melhor”.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9334/96 menciona no artigo nº2:
A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais da solidariedade humana tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. (p.2)
“O problema desencadeador desta pesquisa foi o seguinte: Acreditando que repousa sobre as novas gerações as noções de justiça social e de um mundo melhor, por que alguns jovens escolarizados se manifestam solidários e outros não? Pensamos que se os adolescentes têm suas identidades ainda por construir, a manifestação desta virtude poderá relacionar-se à construção de um projeto ético de vida – que também chamaremos de Plano de Vida (PV) – inserido no desenvolvimento da personalidade moral”.
Pelo que foi exposto acima, acredita o autor que o adolescente possa, de sobremaneira, resgatar valores morais e éticos da sociedade; esqueceu de falar, também, da responsabilidade de outros segmentos da sociedade: políticos, intelectuais, educadores, empresários etc. Criou, então, o