Solicitações
Cursos: ADM, Ciências Contábeis, COMEX, Serviço Social
Disciplinas: Leitura e Produção de Textos, Língua Portuguesa
Professor: Alan C. Valente
DICAS SOBRE PRODUÇÃO TEXTUAL
A escrita nos permite desenvolver cognitivamente à medida que tentamos nos situar criticamente no mundo, descobrir o que pensamos sobre nós mesmos, compreender a nossa realidade, nossos valores e nossas crenças, expressar nossos sentimentos, contribuir para a formação de conhecimento, compartilhar esse conhecimento com outros, influenciá-los com nossas idéias e/ou persuadi-los com a força de nossos argumentos. A escrita representa, portanto, um modo de pensar e de aprender.
Evangelista (2003, p. 13)
Aprender a escrever [..] é uma tarefa complexa que depende do desenvolvimento de habilidades que ultrapassam o domínio das estruturas gramaticais, da adequação e variedade do vocabulário e dos mecanismos de construção de um texto (formatação, pontuação e ortografia). Escolhas relacionadas a esses aspectos lingüísticos (estrutura sintática, variedade lexical e mecânica textual) resultam, na verdade, (1) dos objetivos que levam à criação do texto, (2) do conteúdo a ser abordado, (3) do grau de proximidade entre escritor e leitor, (4) do gênero do texto (carta formal ou informal, relatório de pesquisa ou artigo científico, para citar apenas alguns exemplos), e (5) dos aspectos de retórica, que [...] se referem a padrões lógicos de organização textual.
Evangelista (2003, p. 17-18)
O ensino da escrita orientado para os processos de produção textual parte do princípio de que aprender a escrever é aprender a significar. [...] Os processos de composição de textos são processos de criação, de descoberta de sentidos que culminam com a construção e transmissão de conhecimento. Segundo Raimes (1996, p. 261), “escrever significa expressar idéias, transmitir sentido. Escrever significa pensar”.
Evangelista (2003, p. 33)
Para escrever um texto bem