Solialismo x Capitalismo

925 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITARIO DE RONDONÓPOLIS
INSTITUTO DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CIENCIAS ECONOMICAS

MAGNUS COSTA

CAPITALISMO E SOCIALISMO

RONDONÓPOLIS – MT
2014

Capitalismo

Existem varias formas de definir o capitalismo, uma delas pode-se definir o capitalismo como um sistema econômico onde os meios de produção eram de propriedade privada com fins lucrativos. O capitalismo deu-se inicio no final do feudalismo. As decisões de oferta, demanda, preço e investimentos não eram feitos pelo governo, e os lucros eram distribuídos para os proprietários que investiam em empresas e sendo assim pagavam aos trabalhadores dessas empresas os seus devidos salários.

O capitalismo se da pelo aumento de rendimentos, que podem ser de espécie concentradas ou distribuídos e dependem de cada sociedade. O sistema sócio econômico do capitalismo é baseado no reconhecimento de direitos individuais. Na sociedade capitalista o governo atua com três órgãos: a policia, o exercito e as cortes de lei.

O capitalismo só pode funcionar quando há meios tecnológicos e sociais para garantir o consumo e acumular capitais. Quando assim sucede, tem conservado e até aumenta a capacidade econômica de produzir riqueza.

No capitalismo comercial inicia-se com as grandes navegações e expansões marítimas Europeias, fase em que a burguesia mercante começa a buscar riquezas em outras terras fora da Europa. Os comerciantes e a nobreza estavam a procura de ouro, prata, especiarias e matérias-primas não encontradas em solo europeu. Estes comerciantes, financiados por reis e nobres, ao chegarem à América, por exemplo, vão começar um ciclo de exploração, cujo objetivo principal era o enriquecimento e o acúmulo de capital. Neste contexto, podemos identificar as seguintes características capitalistas : busca do lucros, uso de mão-de-obra assalariada, moeda substituindo o sistema de trocas, relações bancárias,

Relacionados

  • Filosofia e práxis na América Latina...Pansarerelli D.
    88488 palavras | 354 páginas