Soldagrm
2203 palavras
9 páginas
UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE-UNIARPCURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
FELIPE MARINHO DE MELLO
OXICORTE
CAÇADOR
2014
FELIPE MARINHO DE MELLO
OXICORTE
Projeto apresentado como exigência para a obtenção de nota na disciplina --------, do Curso de Engenharia de controle e automação, ministrado pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP, sob orientação do(a) professor(a) ----------.
CAÇADOR
2014
1 INTRODUÇÃO O oxicorte é uma operação onde um metal (ligas de aço carbono de baixa liga) é aquecido à temperatura de ignição ou queima (abaixo do ponto de fusão) por uma chama oxicombustível (chama de pré-aquecimento). A seguir, o metal é rapidamente oxidado por um jato de oxigênio (oxigênio de corte). O óxido formado, como também uma pequena região não oxidada circunvizinha, funde e flui, sendo expelida pela ação do jato de oxigênio, expondo a este jato mais metal, para continuar a reação. Nos últimos anos, as empresas prestadoras de serviço de oxicorte se profissionalizaram e renovaram seus equipamentos para oferecer serviços mais eficientes com redução de custos. Com resultado dessa estratégia, inclusive as grandes empresas do setor metal-mecânico, que antes mantinham suas próprias linhas de corte, transferiram esse serviço a empresas prestadoras desse serviço, que têm ampliado sua participação no mercado. Maçaricos e extensões de soldas e aquecimento e cabeças cortadoras são equipamentos que misturam oxigênio e gás combustível em proporções corretas e em volume e velocidade apropriados para produzir chamas que irão aquecer, soldar ou cortar metais.
Sumário
2 CONCEITO
Segundo a fonte da CELWA, o oxicorte é o processo de secionamento de metais pela combustão localizada e contínua devido a um jato de Oxigênio,