soldagem
eLAINE rEGINALDO RODOLFO TRAMONTIN
RYELFI
RELATÓRIO DAS PRÁTICAS SOLDAGEM SMAW
Criciúma, Maio – 2014 eLAINE rEGINALDO
RODOLFO TRAMONTIN
RYELFI
RELATÓRIO DAS PRÁTICAS SOLDAGEM SMAW
Trabalho científico apresentado ao Curso de Graduação em Engenharia mecânica, da Faculdade SATC, como parte dos requisitos avaliativos da matéria Tecnologia de Soldagem para Engenharia Mecânica. Prof. Rodrigo Cardoso Costa
Criciúma, Maio – 2014
1. OBJETIVO
O objetivo do relatório a seguir pé produzir uma solda utilizando um eletrodo revestido de dureza elevada, sobre uma peça com superfície preparada, analisando todos os dados envolvidos como corrente, tensão e velocidade de soldagem, e posteriormente realizar um ensaio de desgaste abrasivo sobre a solda para fazer analises comparativas referentes a outros tipos de eletrodos.
2. CONCEITO TEÓRICO
2.1 CORRENTE ELÉTRICA
A corrente elétrica é o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica , ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
2.2 TENSAO
Tensão elétrica ou diferença de potencial (DDP), é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos ou a diferença em energia elétrica potencial por unidade de carga elétrica entre dois pontos.
2.4 ENERGIA DE SOLDAGEM
Energia de soldagem (E) é a energia introduzida o metal de base por unidade de comprimento do cordão de solda. A energia de soldagem é calculada por meio de uma equação, a unidade de potência e está relacionado com a energia elétrica produzida no arco elétrico pelo equipamento de soldagem.
2.5 ELETRODO REVESTIDO
O eletrodo revestido é a peça consumível do processo de solda e a mais importante, a escolha do eletrodo correto depende