Soldagem e Corte
CAMPUS V – DIVINÓPOLIS
Resíduos Químicos Gerais na Indústria e Meio Acadêmico
Álan Crístoffer
Kêneo Ferreira
Mário Cipriano
Pedro Túlio
Introdução
O lixo químico pode ser extremamente danoso ao meio ambiente quando descartado de forma incorreta. As industrias e as escolas utilizam grande quantidades de produtos químicos que não são completamente consumidos pelas reações ou experimentos, gerando lixo que deve receber tratamento especial antes do descarte, bem como ser descartado em local apropriado. Este trabalho tem como objetivo identificar os principais resíduos gerados na indústria e no meio acadêmico e verificar qual a melhor forma de descartar os mesmos.
Resíduos
O resíduo químico é o mais danoso ao meio ambiente, pois introduz substancias que não podem ser encontrados nele naturalmente. Tais substancias são em geral altamente prejudicial à saúde, tanto de seres humanos quanto de outros seres vivos do ecossistema.
Os resíduos mais comuns no CEFET-MG são substancias contendo bário, cobre, potássio, mercúrio, alumínio, prata, zinco, iodo e chumbo em sua composição. Todas as substancias formadas contendo estes elementos são restos de outras reações que não podem ser reutilizadas e devem ser, portanto, descartadas.
Segundo o site http://www.ambientebrasil.com.br1, os resíduos escolares não tem classificação própria, mas devido a sua grande variação de tipos podem ser classificados quanto à origem como resíduos industriais.
A classificação quanto à periculosidade depende de cada elemento. Os principais riscos à saúde humana dos resíduos gerados pelo CEFET-MG são apresentados na Tabela 1. A Tabela 2 mostra os principais resíduos gerados pela indústria, bem como suas origens mais comuns e seus principais riscos.
Material
Efeito na saúde
Chumbo
provavelmente, o elemento químico mais perigoso; acumula-se nos ossos, cabelos, unhas, cérebro,