Soldagem_MIG-MAG
Menor queda de tensão no arco. Por causa da maior latitude de regulagem e do controle independente da corrente pela velocidade de alimentação do arame, As fontes de energia de potencial constante, são as preferidas em soldagem MG/MAG. O controle da corrente neste tipo de fonte de energia resume se, simplesmente a seleção de uma velocidade de arame, de característica de queima. A corrente será ajustada pelo sistema e função da curva de potencial previamente selecionada. Outra propriedade importante das fontes de energia de potencial constante a sua habilidade de produzir um comprimento de arco “auto-ajustavel”.
52- Como são gerados os dois tipos de energia necessária para fundir o eletrodo com alimentação continua?
Atualmente existem dois tipos básicos de fonte de soldagem para o processo MIG/MAG: as fontes convencionais e as fontes pulsadas. As fontes convencionais fornecem corrente continua cujo valor é praticamente constante no decorrer do tempo. Sua principal característica é a auto regulagem do arco elétrico com a variação da distância do bico de contato a peça. As fontes pulsadas fornecem corrente contínua mas sua intensidade varia no decorrer do tempo. Estas fontes propiciam soldas de alta qualidade mecânica e ótimo acabamento, sendo indicadas para soldagem do alumínio, aços inoxidáveis e aços ao carbono onde a responsabilidade da estrutura a ser soldada e muito alta, como na soldagem de vasos de pressão.
53- Quais o fatores que podem alterar o valor da energia necessária para fundir o eletrodo de alimentação continua?
Extensão livre do eletrodo: Define-se como extensão livre do eletrodo ou stick-out a distância entre o último ponto de contato elétrico do arame (normalmente o tubo de contato), e a ponta do eletrodo ainda não fundida. Quando esta distância aumenta, aumenta também a resistência elétrica do eletrodo, que terá assim mais tempo para aquecer-se por efeito Joule. Com esta