Soldagem de revestimentos usando metodo estatistico taguchi
Introdução
A necessidade por fontes de energia está cada vez maior, devido, principalmente ao acelerado crescimento da produção mundial, torna-se indispensável investimentos para a descoberta de novas fontes de energia. Dentre essas fontes está o petróleo que ainda hoje é a maior de combustível para as indústrias.
A Petrobras, que é uma das maiores produtoras de petróleo do mundo investe fortemente na descoberta de novas jazidas de petróleo e gás natural, fato que pode ser comprovado com a descoberta recente da camada do pré-sal, que são gigantescos campos de petróleo a profundidades que chegam a até 7000 m de profundidade.
As características do petróleo e gás natural brasileiro são consideradas de alto poder corrosivo, devido às enormes quantidades de elementos ácidos que compõem o óleo cru, que aliados com as elevadas pressões e temperatura de operação trazem sérios problemas de corrosão, que causam perdas significativas de produção e altos custos de manutenção.
Para reduzir os custos de manutenção e diminuir os tempos de paradas, surgi como uma alternativa, economicamente viável, a soldagem de revestimento que consiste em depositar camadas de matérias mais nobres e que são mais resistentes a corrosão e conferem excelentes resistências mecânica como por exemplo os aços inoxidáveis austeníticos, os aços inoxidáveis ferríticos, os aços inoxidáveis martensíticos e as ligas de níquel, em materiais menos nobres e que são mais susceptíveis a corrosão. Eles são economicamente viáveis pelo fato de que utilização maciça desses materiais citados acima elevaria em muito os custos de operação, o que tornaria o preço final economicamente inviável.
Dentre os vários processos de soldagem utilizados para a aplicação de revestimento destacam-se: MIG/MAG, arame tubular, arco submerso com fita, TIG (com alimentação de arame frio ou quente) e o plasma por arco transferido (PTA) e um dos processos mais largamente utilizados está o MIG/MAG devido a sua boa