soldagem de butijão
Primeiro solda-se o flange e a alça na calota superior, simultaneamente solda-se a base na calota inferior, em seguida junta-se as peças para seguirem para a soldagem circunferencial (solda de fechamento).
SOLDAGEM CIRCUNFERENCIAL as poça de solda e o fluxo tendem a escorrer para fora da peça. a remoçao da escoria em soldas multipasse controla o processo da soldagem. para evitar escorrimento, o metal de solda precisa solidificar enquanto passa pelo o eixo vertical da peça e necessario que o eletrodo seja posicionado à frente do eixo vertical da peça.
Os recipientes são soldados circunferencialmente pelo processo Arco Submerso, na posição plana sendo que a preparação das juntas é fundamental para o bom desempenho do processo. O sistema posicionador é composto de um berço pneumático, uma ferramenta de encaixe, um pistão de encaixe com uma ferramenta de fixação, com furos para saída dos gas.
A peça é colocada no berço pneumático, sendo então acionado o mecanismo: o berço eleva a peça, sendo esta então presa na ferramenta de encaixe, dando início ao movimento de giro. Na figura abaixo temos um exemplo de posicionador para soldagem circunferencial.
O equipamento de soldagem é colocado sobre uma estrutura metálica para sustentar todo o conjunto posicionador, de modo a facilitar ajustes no cabeçote de soldagem e a adaptação de recuperadores de fluxo.